1. Identificação | |
Tipo de Referência | Artigo em Evento (Conference Proceedings) |
Site | mtc-m21b.sid.inpe.br |
Código do Detentor | isadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S |
Identificador | 8JMKD3MGP3W34P/3N5E7JH |
Repositório | sid.inpe.br/mtc-m21b/2017/01.03.18.34 |
Última Atualização | 2020:06.24.20.49.52 (UTC) administrator |
Repositório de Metadados | sid.inpe.br/mtc-m21b/2017/01.03.18.34.57 |
Última Atualização dos Metadados | 2022:07.08.21.13.36 (UTC) administrator |
Chave Secundária | INPE--PRE/ |
Chave de Citação | SilvaGuer:2016:CrBiMe |
Título | Criação da biblioteca de metadados para framework de gamificação |
Ano | 2016 |
Data de Acesso | 11 maio 2024 |
Tipo Secundário | PRE CN |
Número de Arquivos | 1 |
Tamanho | 187 KiB |
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2. Contextualização | |
Autor | 1 Silva, Jeremias Ponciano da 2 Guerra, Eduardo Martins |
Grupo | 1 2 LAC-CTE-INPE-MCTI-GOV-BR |
Afiliação | 1 2 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) |
Endereço de e-Mail do Autor | 1 2 eduardo.guerra@inpe.br |
Nome do Evento | Seminário de Iniciação Científica e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SICINPE) |
Localização do Evento | São José dos Campos, SP |
Data | 25-26 jul. |
Editora (Publisher) | Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais |
Cidade da Editora | São José dos Campos, SP |
Histórico (UTC) | 2017-01-06 12:06:13 :: simone -> administrator :: 2016 2017-01-07 10:51:20 :: administrator -> simone :: 2016 2017-01-20 15:06:44 :: simone -> administrator :: 2016 2018-06-04 02:41:48 :: administrator -> simone :: 2016 2020-06-24 20:49:53 :: simone -> administrator :: 2016 2022-07-08 21:13:36 :: administrator -> simone :: 2016 |
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3. Conteúdo e estrutura | |
É a matriz ou uma cópia? | é a matriz |
Estágio do Conteúdo | concluido |
Transferível | 1 |
Tipo de Versão | publisher |
Resumo | A Gamificação (do original do inglês: gamification) corresponde ao uso de mecanismos de jogos orientados ao objetivo de resolver problemas práticos ou de despertar engajamento entre um público especifico. Com frequência cada vez maior, esse conjunto de técnicas tem sido aplicado por empresas e entidades de diversos segmentos como alternativas às abordagens tradicionais, sobretudo no que se refere a encorajar pessoas a adotarem determinados comportamentos ou a familiarizarem-se com as funcionalidades da aplicação. É importante lembrar que Gamificação não significa criar ou participar de jogos e sim aplicar elementos que fazem parte dos games responsáveis pelo engajamento e comportamento das pessoas nos mais diversos contextos. A gamificação envolve incentivar pessoas a se engajar em determinados comportamentos aproveitando a pré-disposição natural que o ser humano tem para resolver problemas e competir em jogos. Para que participem efetivamente, é preciso que elas saibam o caminho que precisa ser percorrido, tenham autonomia e visualizem o quanto estão evoluindo no processo. E para fazer tudo isso, é preciso, fundamentalmente, de tecnologia.Técnicas de gamification podem ser usadas para educação e treinamento, fazendo que com seus funcionários desenvolvam novas habilidades e competências, melhorando sua performance. Podem ser usadas para impulsionar o trabalho em equipe, aumentando o senso de colaboração e produtividade dos times. Para este trabalho foi utilizado o Framework Esfinge Gamificaion, que provê uma solução baseada em metadados, que permite a definição da lógica de Gamificação de uma aplicação, com pontos, troféus, etc, possa ser feita de forma declarativa e separa da fincionalidade principal, para a implementação mais flexível e desacoplada desse tipo de solução, utilizando de Reflexões e Anotações de JAVA. |
Área | COMP |
Arranjo 1 | urlib.net > BDMCI > Fonds > Produção anterior à 2021 > LABAC > Criação da biblioteca... |
Arranjo 2 | urlib.net > BDMCI > Fonds > Acervo PIBIC/PIBITI > PIBIC/PIBITI 2016 > Criação da biblioteca... |
Conteúdo da Pasta doc | acessar |
Conteúdo da Pasta source | não têm arquivos |
Conteúdo da Pasta agreement | |
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4. Condições de acesso e uso | |
URL dos dados | http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34P/3N5E7JH |
URL dos dados zipados | http://urlib.net/zip/8JMKD3MGP3W34P/3N5E7JH |
Idioma | pt |
Arquivo Alvo | Silva_criacao.pdf |
Grupo de Usuários | simone |
Grupo de Leitores | administrator simone |
Visibilidade | shown |
Permissão de Atualização | não transferida |
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5. Fontes relacionadas | |
Repositório Espelho | sid.inpe.br/mtc-m21b/2013/09.26.14.25.22 |
Unidades Imediatamente Superiores | 8JMKD3MGPCW/3ESGTTP 8JMKD3MGPDW34P/478H8MB |
Lista de Itens Citando | sid.inpe.br/mtc-m16c/2022/07.08.19.45 1 |
Acervo Hospedeiro | sid.inpe.br/mtc-m21b/2013/09.26.14.25.20 |
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6. Notas | |
Notas | Bolsa PIBIC/INPE/CNPq |
Campos Vazios | archivingpolicy archivist booktitle callnumber contenttype copyholder copyright creatorhistory descriptionlevel dissemination doi e-mailaddress edition editor format isbn issn keywords label lineage mark nextedition numberofvolumes orcid organization pages parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress project readpermission resumeid rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarymark serieseditor session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype type url volume |
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7. Controle da descrição | |
e-Mail (login) | simone |
atualizar | |
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